Na semana passada, a Motorola pegou diversos usuários de surpresa ao anunciar a lista de dispositivos que receberão atualização para Android 8.0 Oreo nos próximos meses. O que chamou a atenção foi, mais precisamente, a ausência da linha Moto G de quarta geração, lançada em 2016.
Nesta segunda-feira, 18, porém, a empresa mudou o tom, e anunciou que pelo menos o Moto G4 Plus receberá, sim, o upgrade para a versão mais recente do Android. A empresa atualizou o seu primeiro comunicado sobre o assunto, culpando “alguns erros em seus materiais de marketing” pela confusão.
A Motorola, que pertence à chinesa Lenovo, não explicou quais seriam os tais “erros”, mas imagina-se que esteja falando de uma imagem divulgada no ano passado em alguns países. Na imagem em questão, a empresa prometia que o Moto G4 Plus seria atualizado para Android O, que na época não tinha o nome de Oreo ainda.
Muitos usuários se lembraram dessa promessa ao criticar a empresa por não atualizar o Moto G de quarta geração. A Motorola, porém, garante que nunca planejou um update para a linha. “É nossa prática geral que a família Moto G receba uma grande atualização de sistema operacional por aparelho, então ela não fazia parte dos planos originais para o Android O.”
“Mas é importante manter nossas promessas”, acrescentou a Motorola ao seu comunicado. “Além da atualização para Android N que ele já recebeu, vamos fazer o upgrade do Moto G4 Plus para o Android O”, disse a empresa. Por se tratar de “um upgrade não planejado”, a subsidiária da Lenovo informou que a atualização pode demorar um pouco para chegar.
Vale lembrar que, da quarta geração do Moto G, apenas o Moto G4 Plus será atualizado. O Moto G4 “normal”, modelo que se diferencia por não vir com leitor de impressões digitais, e o Moto G4 Play, versão mais barata e com tela menor, continuam de fora da lista de celulares com upgrade garantido.