A associação de consumidores Proteste enviou uma notificação para a Motorola devido a problemas encontrados na câmera do Moto X4.

Segundo a associação, o recurso de foto em profundidade, que desfoca o plano de fundo para destacar o objeto em primeiro plano, não funciona como deveria. “Caso o consumidor tire uma “selfie” na frente de um armário de livros, por exemplo, ele ficará desfocado, mas os livros atrás dele estarão completamente focados”, diz a Proteste.

publicidade

O Olhar Digital testou o Moto X4 e de fato encontrou problemas no recurso em questão. No entanto, nossos resultados foram um pouco menos graves do que os apontados pela Proteste. Quando tentamos desfocar a imagem em segundo plano, notamos uma certa dificuldade do software da câmera do Moto X4 em entender o que deve ou não ser focado. Assim, algumas vezes o cabelo de uma pessoa tem partes embaçadas na imagem como se fizesse parte do plano de fundo.

A Proteste diz que as fotos tiradas com o recurso no Moto X4 “não têm condições técnicas de ser o que os consumidores esperavam e nem corresponde ao que pagaram.” Com base no Código de Defesa do Consumidor, a associação diz que, caso uma correção não seja lançada em no máximo 30 dias, o consumidor pode escolher entre a substituição do produto por outro da mesma espécie; a restituição da quantia paga; ou o abatimento proporcional do preço.

publicidade

Em resposta ao Olhar Digital, a Motorola disse que vai entrar em contato com a Proteste. Confira o comunicado enviado pela empresa:

A Motorola informa que tomou conhecimento dos questionamentos formulados pela PROTESTE e entrará em contato com a associação para entender os critérios e os parâmetros utilizados que levaram aos resultados divulgados, bem como para solicitar as amostras utilizadas para análise.

publicidade

A empresa reforça que todos os seus produtos são fabricados segundo rigorosos processos de controle de qualidade e primam pela inovação, design e praticidade. A marca investe constantemente em novas tecnologias para oferecer produtos cada vez melhores aos seus consumidores.

[Atualizado às 19h50 com o posicionamento da Motorola]