A Mobileye, uma subsidiária da Intel, recebeu do governo alemão uma autorização para fazer testes com veículos autônomos em qualquer lugar na Alemanha, incluindo vias urbanas e rurais, em velocidade de até 130 km/h.
A autorização foi emitida após a TÜV SÜD, entidade alemã responsável por certificação veicular e de produtos automotivos, validar tanto o veículo de testes da Mobileye quanto os conceitos de segurança aplicados a ele.
Para obter a autorização, os veículos autônomos equipados com a tecnologia da Mobileye foram submetidos a uma série de rigorosos testes de segurança, além de uma análise detalhada de documentação técnica completa fornecida pela empresa. Parte do processo incluiu uma análise detalhada dos riscos, de conceitos de segurança do veículo e de segurança funcional, além de provas de que os carros podem ser integrados de forma segura ao tráfego em vias públicas.
Segundo a Mobileye, seu SDS é composto pela tecnologia de visão computacional mais avançada na indústria, com redundância real graças a dois subsistemas de percepção independentes, além de um sistema de mapas gerado através de crowd-sourcing.
Um componente essencial é o Responsibility-Sensitive Safety (RSS), que enfatiza cinco regras básicas de segurança baseadas no senso comum entre motoristas humanos: manter uma distância segura do veículo à frente, evitar “cortar” outros motoristas desnecessariamente, sempre dar passagem, ter cuidado em condições de pouca visibilidade e evitar colisões sempre, mesmo que para isso seja necessário violar uma das regras anteriores, desde que isso não vá causar uma outra colisão.
Os primeiros testes com o sistema de direção autônoma (SDS, Self Driving System) da Mobileye serão realizados em Munique, mas a empresa também planeja realizar testes em outras partes da Alemanha. Além disso, até o fim de 2020 a empresa espera realizar testes em estradas abertas em outros países. Os testes serão feitos com um motorista de segurança a bordo.
Fonte: Intel