A Microsoft registrou uma patente que promete acabar com os atuais mouses. Conforme relata o Digital Trends, o documento descreve uma caneta eletrônica com um componente sensível ao toque que simula a roda de rolagem encontrada nos mouses.
Isso permite que o usuário role a página para cima e para baixo, além de dar zoom no conteúdo. Além disso, a caneta permite clicar em funções na tela e escrever, o que significa que seria possível substituir o mouse tradicional pela caneta.
Basicamente, a tecnologia consiste em um material condutor interno que tem uma maior condutividade elétrica do que o material de isolação exterior. A espessura desse material é menor na parte de baixo e maior na parte superior, enquanto que o material externo é exatamente o oposto: a espessura é mais fina na parte superior do que na inferior.
O material condutor, então, se conecta a um sensor que mede as mudanças elétricas decorrentes do toque. A maior mudança elétrica acontece na parte superior do dispositivo, enquanto a menor mudança acontece na parte inferior. Com isso, é possível controlar a página.