Pesquisadores da Microsoft apresentaram na última quinta-feira uma tecnologia de identificação de objetos em fotos e vídeos altamente desenvolvida, podendo ultrapassar o desempenho do nível humano.
A tecnologia criada foi a vencedora do desafio da IMAGEnet e Microsoft Common Objects. O método da Microsoft, chamado de redes neurais profundas treina os computadores para reconhecer imagens. O grande diferencial da proposta é que ela consegue ser até cinco vezes mais profundamente que outras tecnologias de redes neurais já criadas.
Jian Sun, gerente de pesquisas e diretor da Microsoft Research, que liderou o projeto de reconhecimento de imagem, disse que ainda não acredita em como esta ideia poderia ser tão significativa. Peter Lee, vice-presidente corporativo, encarregado dos laboratórios da Microsoft Research, disse que ficou chocado ao ver um grande avanço na tecnologia.
No desafio da IMAGEnet, a equipe da Microsoft foi vencedora em todas as três categorias que entraram: classificação, localização e detecção, ficando na frente dos outros com uma grande margem.
No Microsoft Common Objects, também conhecido como MS COCO, a equipe da Microsoft ganhou o primeiro lugar em detecção e segmentação de imagens. O projeto foi originalmente financiado pela Microsoft e fez parcerias com algumas universidades, mas, hoje, é administrado por acadêmicos não ligados à Microsoft.
As redes neurais são inspiradas nos processos biológicos do cérebro, resultando em grandes avanços na detecção de imagens. A tecnologia também se mostrou eficiente no reconhecimento de fala e tem sido a base para a captação de tradução em tempo real do Skype Translator.
Via Blog Microsoft.