A Microsoft não parece considerar que colocar publicidade de um produto — mesmo que próprio — dentro do Windows seja… fazer publicidade. A companhia enviou uma nota ao The Verge a respeito da polêmica. Na sua visão, aquilo não passa de “dica”.

“As novas notificações de dicas dentro do Explorador de Arquivos do Windows 10 foram desenvolvidas para ajudar os consumidores (…) promovendo informação rápida e fácil para melhorar a experiência relativa a armazenamento e gerenciamento de arquivo em nuvem”, comentou a Microsoft, acrescentando que os usuários “podem facilmente cancelar o recebimento dessas notificações”.

Reprodução

As “dicas” foram reportadas ontem, depois que usuários começaram a notar que o Explorador de Arquivos vinha acompanhado de um grande banner quando aberto. A peça sugeria que o usuário considerasse assinar o pacote de 1 TB do OneDrive, que, no Brasil, custa R$ 239 por ano.

Para se livrar disso, é preciso ir até “Exibir”, abrir as opções do Explorador e desativar as notificações de sincronização.