Mais uma semana, mais uma admissão de culpa da Microsoft por problemas causados por uma atualização do Windows 10. Desta vez, a empresa confirmou que a atualização de maio causou problemas no OneDrive, seu serviço de armazenamento na nuvem profundamente integrado ao sistema operacional.

Os usuários afetados por esse bug recebem uma mensagem alertando que o “OneDrive não consegue se conectar ao Windows”, impedindo a sincronização de arquivos com a nuvem e tornando o aplicativo basicamente inútil na máquina. Na prática, era impossível baixar os documentos da nuvem ou abrir arquivos já sincronizados.

Não são todos os computadores afetados pelo bug. Segundo a página de suporte da Microsoft, ele afeta um grupo de usuários que tem o Windows 10 instalado em PCs mais antigos ou em máquinas com apps que façam uso de drivers de filtro de sistemas de arquivos antigos. A empresa diz que a correção já está a caminho, ainda sem data para lançamento.

No entanto, como nota o site TechRadar, existem evidências de que o bug está presente desde as primeiras fases de testes públicos, mas a Microsoft não prestou atenção. Usuários do programa Windows Insider, que têm acesso antecipado aos lançamentos justamente para descobrir problemas, já relatavam a falha, mas a empresa não corrigiu antes do update definitivo.

Sem uma atualização nova, não há como resolver o bug de forma definitiva, mas a Microsoft deu um caminho para quem estiver enfrentando esse problema possa retomar a normalidade. Isso envolve, antes de tudo, abrir o Prompt de Comando do Windows 10 com privilégios de administrador e executar o comando abaixo:

reg add HKLM\System\CurrentControlSet\Services\Cldflt\instances /f /v DefaultInstance /t REG_SZ /d “CldFlt”

Na sequência, basta reiniciar o seu computador. Para confirmar se os arquivos sob demanda ainda estão habilitados, é necessário clicar com o botão direito no ícone do OneDrive próximo ao relógio do Windows e acessar “Configurações”. Depois, é preciso entrar mais uma vez na aba chamada “Configurações” e procurar pela caixa “Economize espaço e baixe arquivos à medida que os usa” para verificar se o recurso está ativo. Se não estiver, ative e pressione “OK” para confirmar. Quem tiver mais de uma conta do OneDrive configura no mesmo PC deverá fazer isso para todos os perfis.