No artigo anterior – Escolha um computador para chamar de seu – comentei sobre os cuidados que devemos ter na compra de um PC, tendo em vista a sua finalidade de uso. Dando continuidade a esta discussão, vou analisar outros dois aspectos que devemos considerar neste processo de seleção – a nossa dependência e o contingenciamento em relação aos computadores.

É indiscutível que necessitamos de computadores para nossas atividades pessoais e profissionais. Na hora de efetuar uma compra devemos considerar outros aspectos além das configurações, preço e componentes. Dois fatores são determinantes nesta avaliação – garantia e assistência técnica. Grandes fabricantes possuem em sua maioria, garantia e serviços de assistência técnica que variam de acordo com o tipo de produto e o público a que este produto se destina.

Há produtos comercializados no Brasil nos quais a garantia é oferecida diretamente pela loja onde o produto foi adquirido. Estes produtos normalmente não tem representação de seus fabricantes no Brasil e se utilizam de uma rede de assistências técnicas credenciadas para realizarem a manutenção e garantia destes produtos. Nestes casos, temos que levar o equipamento até a loja ou diretamente na assistência técnica autorizada.

Como muitas vezes o preço é determinante na hora da compra, os fabricantes reduzem o preço de venda de seus produtos, optando por reduzir os custos na hora de oferecer suporte e manutenção, e exatamente neste ponto é que muitas vezes nos sentimos prejudicados e até enganados. Na hora da compra, as pessoas não ficam atentas às regras destes serviços de garantia, que podem levar até mais de 30 dias para que um equipamento seja reparado ou trocado dentro da garantia.

Daí surge a meu questionamento aos meus clientes, qual é o seu nível de dependência do seu computador ? Por quanto tempo você pode ficar sem seu equipamento ?

Em se tratando de um computador para uso doméstico, em muitos casos, nossa dependência é menor, pois podemos ter outras formas de acesso às nossas informações ou desenvolver as atividades essenciais – acesso a correio eletrônico, acesso à internet banking, etc – por outros dispositivos, tais como smartphones, ou até mesmo em nosso local de trabalho, se assim a política de segurança nos permitir.

Mas em se tratando de um uso profissional ou nas empresas, na indisponibilidade de um equipamento, devemos considerar os aspectos de perda de produtividade e o prejuízo que a empresa irá ter com as horas paradas de um profissional e até a perda de negócios ou prejuízos operacionais, dependendo da atividade que foi interrompida por esta falha. Estes fatores são normalmente esquecidos na hora da compra e não são levados em consideração na hora de avaliar o preço dos computadores.

Os fabricantes oferecem diversas opções de garantia, que começam desde o envio do equipamento para a assistência técnica por correio ou posto de recebimento – tempo médio de 15 dias uteis para um reparo – até o atendimento no local, enviando um técnico e peças para reparo, e em alguns casos, até a substituição imediata do equipamento.

Como forma de contingenciamento, empresas que terceirizam suas atividades de gestão de TI e suporte técnico optam por contratarem equipamentos de reserva, ou até mesmo contratam os computadores como serviço – PC as a Services – PCAAS – esta modalidade vem ganhando espaço, principalmente nos EUA.

Enquanto o computador com problemas é retirado para reparo um outro é colocado no seu lugar, reduzindo assim a perda de produtividade e tempo de hora parada dos profissionais. Por isso, na hora de fazer a aquisição de um equipamento, avalie quais atividades são realizadas pela pessoa que irá utilizá-lo e por quanto tempo que este profissional pode ficar sem realizar as suas atividades e o seu impacto nos negócios da empresa.

Serviços de garantia quando adquiridos no momento da compra do equipamento, apresentam preços mais vantajosos que quando contratado posteriormente a venda. Quanto maior o período de garantia contratado, maiores serão os descontos. Dê preferência para adquirir a garantia direto dos fabricantes. Muitas lojas, principalmente os grandes magazines, oferecem a garantia estendida, efetuada por seguradoras. Estes processos tendem a ser mais demorados do que os adquiridos diretamente com os fabricantes.

Lembre-se que mais importante que o computador são os dados que armazenamos neles. E para isso precisamos pensar em como armazenar as informações de forma independente dos computadores.

Mas esta é outra discussão faremos no nosso outro artigo – local ou virtual – como garantir o acesso e a integridade de nossas informações. Até lá.