Mesmo suspenso, Sisu teve 1,8 milhão de candidatos em 2020

Em seis dias de inscrição, 3,4 milhões de vagas foram pleiteadas pelos candidatos, que poderiam se inscrever em até dois cursos
Luiz Nogueira28/01/2020 15h28

20200128124353-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Educação (MEC) divulgou que o número de inscritos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) passaram de 1,8 milhão. Entretanto, a seleção segue suspensa devido decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

Os candidatos tiveram seis dias para realizar as inscrições que, segundo o ministério, chegaram a 3,4 milhões. Isso porque, cada usuário pode selecionar duas opções de curso. Felizmente, o período não foi afetado pela disputa judicial.

Neste ano, o Sisu disponibiliza mais de 237 mil vagas para cursos de nível superior em 128 instituições de ensino de todo o país. Com a decisão da Justiça, os resultados, que deveriam ser divulgados nesta terça-feira (28), foram adiados e dependem do resultado do processo.

No domingo (26), o TRF-3 recusou o recurso apresentado pelo governo federal e decidiu por manter a suspensão na divulgação dos resultados. De acordo com a desembargadora Therezinha Astolphi Cazerta, presidente do TRF-3, não há confirmação de que os candidatos não foram impactados pelos erros de cálculo das notas do Enem. Cerca de seis mil alunos tiveram erros nas notas, de acordo com o governo federal.

Na segunda-feira (27), Hamilton Mourão, presidente interino, disse que a Advocacia-Geral da União (AGU) deve recorrer ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça para retirada da suspensão.

Via: Folha de São Paulo 

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital