Um relatório divulgado nesta terça-feira, 2, pela consultoria IDC mostra que o mercado de tablets continua em queda, mesmo com o bom índice de venda dos dispositivos híbridos, que funcionam como PC ou tablet. Em 2015, o setor geral, que inclui a venda desse tipo de aparelhos, apresentou uma queda de 10%. Se considerados os aparelhos que funcionam somente como tablets, a retração chega a 21%.

Dispositivos 2 em 1 têm alta
De acordo com a IDC, os dipositivos híbridos venderam 8 milhões de unidades no final ano passado, mais do que o dobro do registrado no mesmo período de 2014.

O iPad Pro, lançamento da Apple, foi o produto mais vendido do setor, correspondendo a 2 milhões de unidades vendidas. Em segundo lugar aparece a Microsoft, com 1,6 milhões de híbridos vendidos.
De acordo com o analista da IDC, Jean Philippe Bouchard, as vendas de dispositivos 2 em 1 aumentaram porque o consumidor percebeu que pode usá-los como substitutos para os notebooks. “Está claro que o preço não é o ponto mais importante a ser considerado quando se está comprando um híbrido – o desempenho é”, afirma.

Apple segue na liderança
No mercado geral, a Apple segue na liderança, com 16 milhões de dispositivos vendidos, no geral. Em segundo lugar fica a Samsung, com 9 milhões de unidades. Apesar dos valores, ambas empresas registraram queda no número de vendas. No período, apenas Amazon e Huawei registraram aumento de dispositivos vendidos.

O mercado geral de tablets registrou, no quarto trimestre de 2015, 66 milhões de unidades, uma queda de 14% em relação ao mesmo período de 2014.