Mercado global de PCs cresce 1,5% no último semestre

Lenovo lidera o mercado, com 25% das vendas globais. Mesmo com o cenário otimista, guerra comercial entre China e EUA pode afetar este número.
Luiz Nogueira15/07/2019 11h49, atualizada em 15/07/2019 12h01

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O mercado de PCs tem sofrido com muitos altos e baixos ultimamente. Mesmo assim, as vendas globais aumentaram em pelo menos 1,5% nos dois últimos trimestres, segundo dados da empresa de consultoria Gartner e da empresa de inteligência IDC. A Lenovo liderou o grupo das marcas que mais venderam equipamentos com uma participação de 25% no total, seguida pela HP e Dell, com 22,2% e 16,9%, respectivamente.

Esse crescimento foi impulsionado em parte pela atualização mais recente do Windows 10 e pela diminuição da escassez de processadores da Intel, que afirmou estar focando sua produção em chips mais caros. Essa estratégia afetou negativamente as vendas de PCs a nível mundial nos últimos 18 meses. O número de unidades vendidas subiu, tanto de computadores desktop quanto notebooks.

Para a Apple, suas vendas podem ter sido afetadas pelos problemas nos teclados de diversos modelos de seus notebooks, com isso, elas ficaram abaixo do esperado, resultando em apenas 9% do total de aparelhos comercializados mundialmente.

Mesmo com esse aumento, os números podem não se manter, acreditam os analistas. Fabricantes e fornecedores têm se apressado para obter estoque de peças antes que a ameaça de Trump de cobrar tarifas adicionais sobre produtos importados seja cumprida.

“Embora a guerra comercial entre EUA e China não tenha impactado o mercado de PCs no segundo trimestre de 2019, a próxima leva de tarifas pode ter um impacto significativo”, disse Mikako Kitagawa, analista de tecnologia da Gartner. “A maioria dos notebooks e tablets são fabricados atualmente na China, e os preços desses dispositivos nos EUA podem sofrer aumentos significativos se as tarifas forem impostas e os fornecedores não tomarem medidas rápidas para responder”.

Via: Engadget

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital