O mercado brasileiro de PCs segue em alta. Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 12, pelo instituto de pesquisas IDC, o setor cresceu 21% entre janeiro e março deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre, foram vendidos 1,34 milhão de computadores pessoais, entre desktops e laptops, movimentando R$ 3,01 bilhões. Em 2017, o volume vendido foi de 1,1 milhão de PCs, que geraram R$ 2,51 bilhões em receita.

Embora o levantamento inclua desktops e laptops, uma categoria claramente se sobressaiu. Notebooks corresponderam por 69,3% das vendas de PCs entre janeiro e março de 2018, enquanto desktops representaram 30,7%.

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A IDC também sinaliza que o setor corporativo foi o que mais comprou PCs no primeiro trimestre do ano: 485 mil equipamentos, 24% a mais do que no ano passado. O preço médio de um PC comprado no Brasil nesse período foi de R$ 2.245.

O instituto de pesquisa prevê ainda que o mercado brasileiro de PCs deva crescer 5% ao final de 2018, em comparação com 2017. No ano passado, aliás, o mercado nacional registrou sua primeira alta em cinco anos, de 15%.