A MediaTek anunciou o seu primeiro chipset com suporte para inteligência artificial. O Helio P60 conta com uma unidade de processamento de AI multi-core, além da tecnologia NeuroPilot AI da MediaTek.

O SoC usa a tecnologia FinFET de 12nm, o que promete melhorias na eficiência de energia, além de prolongar a vida útil da bateria do dispositivo. Além disso, ele possui quatro processadores Arm Cortex-A73 2.0 GHz e quatro Arm Cortex-A53 2.0 GHz em uma configuração octa-core.

Segundo a empresa, a mistura de processadores oferece um aumento do desempenho da CPU de até 70%, quando comparado com o Helio P23 e Helio P30, e consegue aprimorar o desempenho de GPU também de 70%. Já o CorePilot 4.0, que controla o gerenciamento térmico, o monitoramento da experiência do usuário e o “Energy Aware Scheduling”, otimiza o desempenho do processador e a conservação de energia em até 18%. Comparado como Helio P23, o novo chipset é 12% mais eficiente em recursos gerais e até 25% mais eficiente em jogos pesados.

O SDK do NeuroPilot é compatível com o Google Android Neural Networks API e também suporta estruturas de AI comuns, incluindo TensorFlow, TF Lite, Caffe e Caffe2. A companhia ainda está trabalhando em parceria com o Open Neural Network Exchange para oferecer suporte ONNX ao chipset no segundo trimestre de 2018 e oferecer aos desenvolvedores mais flexibilidade para projetar aplicativos com suporte de inteligência artificial.

O chipset ainda é equipado com modem 4G LTE WorldMode, tecnologia de antena inteligente dual 4G VoLTE e TAS 2.0. As fabricantes de smartphone podem começar a usar o Helio P60 a partir do segundo trimestre deste ano.