Mark Hamill apaga sua conta no Facebook em protesto contra a rede

A rede social vem recebendo fortes críticas desde quando anunciou que não policiaria o conteúdo postado e impulsionado como propaganda política
Equipe de Criação Olhar Digital13/01/2020 22h52

20200113080108-1920x1080
Publieditorial

Luke Skywalker não está mais no Facebook. O ator Mark Hamill, que viveu o herói na saga Star Wars, anunciou em sua conta no Twitter no último domingo que estaria de saída da rede de Mark Zuckerberg. O motivo: a política da empresa em relação aos anúncios pagos de propaganda política.

Em ano de eleição presidencial nos Estados Unidos e muita preocupação em relação ao direcionamento de anúncios para determinadas seções do eleitorado na rede, o Facebook anunciou que dará mais controle aos usuários, mas não irá policiar a integridade das mensagens. Ou seja, mesmo que o conteúdo impulsionado tenha desinformação, a empresa não fará filtragens.

“Tão decepcionado que o #MarkZuckerberg valoriza o lucro mais do que a veracidade que decidi excluir minha conta do @Facebook. Eu sei que este é um grande “Quem liga?” para o mundo em geral, mas vou dormir melhor à noite”, escreveu o jedi.

Na postagem, Hamill linkou uma matéria do The New York Times que conta como o site não tem planos de ajustar suas políticas políticas, e reforça que políticos poderão mentir em suas mensagens.

Em outubro, 250 funcionários do Facebook criticaram publicamente a política do site em relação a propaganda política. “Nós nos opomos fortemente a essa política”, disseram em uma carta obtida pelo The New York Times. “Ela não protege as vozes, mas permite que os políticos armam nossa plataforma, visando pessoas que acreditam que o conteúdo postado por figuras políticas é confiável”.

Via CNET