Marinha dos EUA cria submarino que pode matar de forma autônoma

Veículo aquático vai usar inteligência artificial e pode ter um protótipo já em 2020
Redação13/03/2020 14h13, atualizada em 13/03/2020 14h37

20200313111839

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Marinha dos Estados Unidos está desenvolvendo um submarino autônomo controlado por Inteligência Artificial, que é capaz de matar sem qualquer comando humano. O projeto CLAWS está sendo criado pelo Programa de Ciência e Tecnologia da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

Descobertos pela New Scientist, os documentos descrevem o CLAWS como “um sistema autônomo de armas submarinas não tripuladas” para ser instalado em um submarino robótico, como o Orca, da Boeing. O equipamento é composto com 12 torpedos controlados por garras.

O projeto foi revelado em 2018 como uma tentativa de “melhorar a autonomia e a capacidade de sobrevivência de veículo subaquáticos não tripulados grandes e extragrandes”. Porém, estes documentos possuem a primeira menção a presença de armas. Segundo os registros, o CLAW já recebeu US$ 49 milhões, cerca de R$ 230,95 milhões, para sair do papel.

Os Estados Unidos não são os únicos a projetar um submarino autônomo. A China pretende implementar um modelo ainda na primeira metade do ano. O desenvolvimento de armas autônomas letais é uma grande preocupação para alguns, como a Campanha para Parar Robôs Assassinos, que tem apoio inclusive de Elon Musk, da Tesla, e Mustafa Suleyman, da Alphabet. Heiko Maasban, ministro das Relações Exteriores da Alemanha, afirmou que é preciso “proibir armas totalmente autônomas antes que seja tarde demais”.

Via: The Newt Web

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital