Ontem, a empresa Angola Cables começou a instalar um cabo de rede que ligará o Brasil a Angola com capacidade de transmitir informações numa taxa de até 40 Tbps. Ele também será o primeiro cabo do tipo a atravessar o atlântico sul, ligando o Brasil diretamente ao continente africano. Mas ele está longe de ser o primeiro cabo submarino de rede do mundo.
Praticamente tudo aquilo que nós chamamos de “internet” só é possível graças a uma vasta rede de cabos submarinos que ligam os principais pólos de informação do mundo. E se você quiser visualizar toda essa rede para entender melhor como os sites, vídeos e dados que você acessa no seu computador chegam até você, há um site dedicado a isso: trata se do Submarine Cable Map.
Mapa dos cabos
A tela inicial do site mostra um mapa-mundi acinzentado, com os cabos submarinos representados por linhas coloridas. Esses cabos se conectam a pontinhos localizados nas regiões costeiras, e cada um deles representa uma “landing station”, uma estação terrestre que recebe esses cabos e ramifica-os para a infraestrutura de rede local. Clicando em um desses pontinhos, você pode ver exatamente em que cidade ele fica, e quais cabos de rede de quais empresas chegam até lá.
Se quiser, você também pode clicar em um dos cabos. Ao fazer isso, o cabo fica destacado no mapa para que você possa ver melhor o “caminho” que ele faz. Também é possível ver, do lado direito da tela, informações como o comprimento total do cabo, os pontos pelos quais ele passa, quando ele começou a funcionar e qual é a empresa responsável por ele.
Os ossos da internet
Esses cabos são praticamente a espinha dorsal da internet: sem eles, a rede não conseguiria se sustentar. Naturalmente, eles geram bastante interesse. O Olhar Digital já escreveu uma matéria bem completa sobre o assunto, incluindo o primeiro cabo do tipo a ser instalado, o que aconteceu em 1856.
Também é interessante notar que os cabos são colocados apenas como resultado de um enorme esforço de engenharia de telecomunicações. O vídeo abaixo mostra uma ilustração de como os cabos são instalados no fundo do oceano: