Nesta quinta-feira (18), o Facebook informou que encontrou senhas de perfis do Instagram que foram armazenadas em texto simples. Isso significa que os funcionários da gigante de tecnologia poderiam lê-las.
A rede social revelou o problema em março e, à época, admitiu que dezenas de milhares de usuários do Instagram foram afetados. Agora, o Facebook informa que esse número subiu para milhões de pessoas. “Notificaremos esses usuários como fizemos com os outros”, diz Pedro Canahuati, vice-presidente de engenharia, segurança e privacidade do Facebook, em um post atualizado. “Nossa investigação mostra que essas senhas não foram usadas internamente ou acessadas indevidamente.”
O Facebook, normalmente, criptografa as senhas para que seus funcionários não possam vê-las. Isso ajuda a garantir que elas não caiam em mãos erradas. A empresa descobriu que centenas de milhões delas foram armazenadas em texto puro após uma revisão de segurança de rotina em janeiro.
A rede social de Mark Zuckerberg, que tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, também está notificando usuários do Facebook Lite (versão projetada para conexões lentas ou instáveis) e dezenas de milhões de outros usuários da platafroma que tiveram seus códigos expostos internamente.