No ano passado, o Google Maps recebeu a função para reportar acidentes de trânsito. O recurso, no entanto, ainda não chegou a muitos países, como é o caso do Brasil. Por aqui, ainda se usa muito o Waze, o aplicativo de trânsito adquirido pela gigante das buscas em 2013. E é deste app que a Google resolveu copiar a nova função do Maps: a possibilidade de indicar trechos lentos do percurso.

Se você não usa o Waze, pode não entender a importância da função “reportar lentidão”, porém, essa opção pode salvar o tempo de muitas pessoas. O Waze é alimentado por uma comunidade de usuários que, conforme se movimentam pela cidade, compartilham informações referentes ao trânsito, tais como acidentes nas vias e até mesmo a presença de radares em determinadas ruas e avenidas. Isso faz com que os usuários possam utilizar caminhos alternativos e escapar de engarrafamentos, por exemplo.

publicidade

Bom, agora, essas três novidades já estão disponíveis também no Google Maps, que fica ainda mais completo. Até hoje, era possível apenas reportar acidentes e radares utilizando o aplicativo, mas, agora, também já se pode informar sobre lentidão em determinados trechos.

Reprodução

À esquerda, a versão anterior do Google Maps; à direita, a atual versão com a adição da nova função “reportar lentidão”

Ainda não se sabe quando o Google deve liberar essas funções para os usuários do Maps no Brasil. A solução é continuar usando o aplicativo que originalmente traz esse recurso: o Waze.


Fonte: Android Police