Maior vlogger de maquiagem do mundo, James Charles perdeu 3 milhões de inscritos em quatro dias

Este "drama" é um exemplo perfeito de como a dinâmica de poder funciona no mundo do YouTube e pode fazer muita gente perder muito dinheiro.
Redação14/05/2019 13h42, atualizada em 14/05/2019 16h10

20190514104743

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há uma semana, o vlogger de beleza James Charles foi ao Met Gala, em nome do YouTube, e viajou para a Austrália para encontrar milhares de fãs. Nesta semana, ele se tornou o mais novo vilão da internet e perdeu assinantes a uma taxa recorde. E tudo começou com um vídeo de 43 minutos de um dos gurus de beleza originais do YouTube.

Charles, de 19 anos, tinha cerca de 16,5 milhões de assinantes na sexta-feira, segundo o Social Blade. Esse número caiu para cerca de 13,8 milhões na tarde de segunda-feira e não mostra sinais de desaceleração. Parece resultar de uma briga entre ele e sua mentora de longa data, e companheira de beleza, Tati Westbrook.

O drama começou em abril, quando Charles publicou um anúncio dos suplementos Sugar Bear Hair em um story no Instagram. O problema é que essa marca é um grande concorrente dos suplementos de Tati, da Halo Beauty. Ela discordou da forma como a marca foi promovida e disse que ele [Charles] estava agindo de modo sexualmente “agressivo” com outros homens.

Então, na sexta-feira (11), Tati quebrou o silêncio e publicou um vídeo de 43 minutos para explicar a confusão e sua decisão de interromper a amizade com Charles. No vídeo, intitulado “Bye Sister”, Tati falou de Charles por um comportamento que ela desaprovava.

O vídeo de Tati, que tem mais de 39 milhões de visualizações no momento, provocou ação imediata na comunidade do YouTube. Influenciadores da plataforma como Emma Chamberlain, os Gêmeos Dolan, Elijah Daniel, Tana Mongeau, Shane Dawson e o empreendedor de beleza multimilionário Jeffree Star comentaram a situação e se distanciaram de Charles.

Um dia depois, Charles pediu desculpas em um vídeo de oito minutos chamado “Tati” e disse que assumia a responsabilidade por seus atos. “Estou muito decepcionado comigo mesmo porque arruinei um relacionamento que significou muito para mim, mesmo que não o mostrasse o tempo todo”, disse.

Esse não foi o primeiro nem será o último evento desse tipo a envolver seguidores e assinantes de influenciadores ou youtubers. Nesse caso, por enquanto, a internet parece estar do lado de Tati. Ela ganha assinantes tão rápido quanto Charles os perde. Esse “drama” é um exemplo perfeito de como a dinâmica de poder funciona no mundo do YouTube e pode fazer alguns perderem muito dinheiro.

Via: The Verge

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital