Se ver um avião do tamanho do Antonov An-225 Mriya (o maior do mundo em atividade) decolar parece inacreditável para você, prepare-se para conhecer o Stratolaunch. Trata-se de uma aeronave de 226 toneladas que, quando pronta, deve tomar para si o título de maior do mundo.
O avião está sendo montado pela nova empresa de Paul Allen, cofundador da Microsoft. O milionário divulgou nesta semana (via Engadget) um vídeo que mostra o mais recente teste no solo do Stratolaunch. Nele, a aeronave alcançou 74 quilômetros por hora sem sair do chão.
Captured new video of @Stratolaunch plane as it reached a top taxi speed of 40 knots (46 mph) with all flight surfaces in place on Sunday. The team verified control responses, building on the first taxi tests conducted in December. pic.twitter.com/OcH1ZkxZRA
— Paul Allen (@PaulGAllen) 26 de fevereiro de 2018
Em um teste anterior, o avião alcançou apenas 45 km/h, o que mostra um claro progresso no seu desenvolvimento. Com mais de 117 metros de envergadura entre as asas, o desafio é fazer o gigante ganhar aceleração suficiente para que seja finalmente capaz de decolar, o que ainda não aconteceu.
Além disso, a equipe que realiza os testes conseguiu manobrar e frear o Stratolaunch em solo, o que também é um feito inédito. A aeronave ainda precisa passar por mais testes e, com sorte, ganhar mais poder de aceleração até que possamos vê-la nos ares. A ideia é que o avião esteja pronto em 2020.