Magazine Luiza anuncia a compra da Netshoes

Valor da operação girou em torno de US$ 62 milhões
Redação29/04/2019 22h21, atualizada em 29/04/2019 22h31

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A varejista Magazine Luiza anunciou nesta segunda-feira (29/4) a compra da Netshoes, e-commerce brasileiro especializado em artigos esportivos. A empresa comandada por Luiza Trajano pagou US$ 62 milhões na operação, adquirindo 100% das ações, que valiam US$ 2 cada (a Netshoes tem capital aberto na Bolsa de Valores de Nova York).

Em comunicado conjunto enviado ao mercado, ambas as empresas informaram que, para viabilizar a operação, o Magazine Luiza fechou um acordo com parte dos acionistas da Netshoes, pelo qual os signatários – que possuem 47,9% das ações – votarão favoravelmente ao procedimento de compra durante a assembleia. Com isso, eles receberão o valor de suas ações em dinheiro.

Uma vez finalizada a operação, a Netshoes se tornará uma subsidiária do Magazine Luiza. A operação ainda precisa passar pela aprovação da maioria dos acionistas, que se reunirão em uma assembleia geral. Além disso, é necessário que o processo passe também pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Além da operação brasileira, a Netshoes também anunciou que vendeu a sua filial na Argentina para o grupo de investimentos BT8 S.A. No entanto, detalhes sobre a operação, como valores envolvidos e informações sobre o grupo comprador não foram divulgados.

Funcionando apenas na Internet, a Netshoes acumula prejuízos há anos. Em 2017, a empresa chegou a abrir seu capital na Bolsa de Nova York, com as ações valendo US$ 14,50 no primeiro dia do mercado. Hoje, após diversos maus resultados financeiros, os papeis valem cerca de US$ 2,65. A aquisição do Magazine Luiza fez as ações valerem ainda menos: algo em torno de US$ 2.

Há espaço para crescer no mercado de artigos esportivos brasileiro, que faturou 33,2 bilhões de reais no ano passado, com crescimento acima do varejo físico em geral. Mas um dos problemas é que o segmento ainda é muito pulverizado: a Centauro, maior do setor (e que captou 772 milhões de reais com seu IPO no início de abril), domina apenas 5,4% do mercado, enquanto a Netshoes tem 4,6%.

Além do Magazine Luiza, a B2W – controladora dos e-commerces Submarino e Americanas.com – também estava na disputa pela compra da Netshoes.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital