Loja do Windows 10 está cheia de aplicativos de pirataria

Redação21/08/2017 18h38, atualizada em 21/08/2017 18h50

20170821154927

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
A Windows Store está sendo utilizada por serviços piratas de streaming de filmes e canais de TV pagos. Segundo o Torrent Freak, dezenas de aplicativos disponíveis na plataforma oferecem conteúdo protegido gratuitamente sem que haja punição por parte da Microsoft. Alguns deles aparecem entre os apps mais baixados da loja.
Para que um aplicativo seja publicado na Windows Store, são necessários testes e a aprovação prévia da Microsoft. No entanto, a medida parece não impedir que conteúdo com direito autoral seja anunciado ilegalmente na loja, inclusive na descrição dos apps e galeria de imagens. Basta uma busca simples com os termos “Free Movies” (Filmes grátis, em inglês) ou “Free TV” (TV Grátis) para encontrar os programas.
Ainda de acordo a publicação, a maior parte dos aplicativos também pode ser baixada em outras plataformas da empresa, como celulares com Windows 10 Mobile e o Xbox One. Os programas trazem ainda anúncios, alguns da própria plataforma de propagandas da Microsoft, o que permite que os desenvolvedores ganhem dinheiro com o streaming ilegal. Não só isso: ao usar a rede de publicidade da Microsoft, a própria empresa está recebendo dinheiro a partir de serviços de distribuição de pirataria.
Essa não é a primeira polêmica envolvendo a loja de aplicativo do Windows. Em 2015, a Microsoft apertou as regras de publicação de apps para eliminar programas repetidos, com funções diferentes das prometidas ou que se passavam por outros aplicativos famosos. Já no início deste ano, a empresa assinou um acordo para remover resultados com conteúdo pirata do buscador Bing.
Saiba mais sobre Windows 10 clicando aqui.
Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital