Em épocas passadas, a trackball era uma das principais formas de input em computadores, antes de os mouses serem aperfeiçoados e chegarem ao formato atual. No entanto, a Logitech acredita que é hora de trazer essa tecnologia de volta do mundo dos mortos com o MX ERGO.
A trackball, para quem não lembra, é uma esfera que o usuário pode movimentar com a mão para ver o cursor se mexendo na tela. Não confundir com o famigerado “mouse de bolinha”, no qual uma esfera emborrachada ficava na base do periférico para detectar o movimento.
É a primeira vez em dez anos que a Logitech anuncia um mouse com trackball. Ele vem acompanhado com uma dobradiça ajustável para melhorar a postura do punho e evitar câimbras, segundo a própria empresa. A precisão e velocidade do cursor podem ser alteradas com um botão e o mouse funciona sem fio por até quatro meses com uma única recarga.
A Logitech realmente abraçou a ideia de periféricos analógicos, com seu último teclado sendo lançado com um disco giratório para input, similar ao Microsoft Dial, revelado junto do Surface Studio.
O novo mouse da Logitech chega ao mercado pelo preço sugerido de US$ 100. Ainda não há previsão de preço ou de lançamento no Brasil.