LinkedIn quer levar os usuários e seus contatos virtuais para o mundo real

Redação09/11/2018 22h47, atualizada em 09/11/2018 23h30
20170616162656

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com tanta interação virtual, você ainda se lembra de como são os eventos presenciais? Se depender do LinkedIn, eles serão sua próxima nova atividade. A rede social anunciou hoje que está testando um recurso que permite criar eventos reais para que os usuários possam interagir cara a cara com seus contatos virtuais.

Publicidade

Com mais de 562 milhões de usuários, já faz tempo que a empresa observa esse movimento: na falta de um recurso específico, os eventos são promovidos diretamente nos feeds pessoais ou em grupos específicos. Além de convidar os contatos para os encontros, é comum ver o compartilhamento de fotos e vídeos. Neste ano, por exemplo, foram mais de 5 mil publicações sobre a conferência Grace Hopper, que reúne mulheres que atuam em tecnologia.

A ideia é que a ferramenta torne a interação antes, durante e depois dos eventos mais fluida. Além de mostrar uma lista dos participantes (e de seu local de trabalho), vai haver espaço para a publicação de fotos, comentários e vídeos, assim como a possibilidade de usar uma hashtag para acompanhar a ação. “É uma forma de o usuário levar sua comunidade virtual para o relacionamento real, de conhecer gente nova e de ficar por dentro de tópicos em que ele tenha interesse”, diz Liz Li, diretora de gestão de produto para o crescimento da rede no LinkedIn.

Publicidade

Atualmente, o produto está em teste-piloto. Cerca de 500 organizadores de eventos de São Francisco e Nova York participam do experimento, mas qualquer um pode se juntar aos eventos públicos. Para encontrá-los, vá a “Suas comunidades”, no lado esquerdo da página inicial do LinkedIn. Há planos de lançar o recurso globalmente nos próximos meses.

Enquanto planeja a ferramenta, a rede social já pensa em como ficar alerta a abusos. Não é à toa: perfis fakes russos criaram 129 eventos no Facebook entre 2015 e 2017. E o LinkedIn mesmo informou, em outubro, que encontrou 24 páginas falsas que podem ter sido criadas por russos.

Para filtrar os eventos que forem contra as regras, o LinkedIn tem proteção em seus sistemas, segundo Ashu Dubey, gerente de produto do LinkedIn Events. Além disso, os usuários podem denunciar irregularidades. “Vamos atuar para restringir a distribuição e a publicação desses conteúdos”, explica. Ele ainda informa que o LinkedIn tem planos de adicionar outras funções à ferramenta: no futuro, as empresas poderão criar eventos privados e os usuários encontrarão atividades de seu interesse facilmente.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Carregando - aguarde...