LinkedIn e eBay querem proteger a humanidade da inteligência artificial

Redação11/01/2017 13h24, atualizada em 11/01/2017 13h30

20161116114219

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Apesar de muitas empresas de tecnologia estarem cada vez mais trabalhando com o avanço da inteligência artificial, não são todas que veem as máquinas como nossas aliadas.

O fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, e a Omidyar Network, organização sem fins lucrativos do fundador do eBay, Pierre Omidyar, doaram US$ 10 milhões para financiar pesquisas acadêmicas sobre como impedir que a IA possa prejudicar a sociedade.

O “Fundo de Ética e Governança da Inteligência Artificial”, que já recebeu um total de US$ 27 milhões em doações, será utilizado para bancar pesquisas no Media Lab, do MIT, e no Berkman Klein Center, de Harvard.

O objetivo é encontrar formas de manter os programas de computador que são usados para tomar decisões em campos como educação, transporte e justiça penal responsáveis e justos, sem prejudicar a sociedade como um todo.

Em exemplo de que esse tipo de estudo é necessário é a Tay, um perfil de inteligência artificial criado pela Microsoft para interagir nas redes sociais que precisou ser retirado do ar em 24 horas porque começou a reproduzir mensagens de ódio divulgadas na internet.

Via Recode

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital