Dois dos principais executivos da Uber estão deixando a empresa um mês depois de sua fraca estréia na Bolsa de Valores. A empresa confirmou sexta-feira (7/6) que seu diretor operacional, Barney Harford, e sua diretora de marketing, Rebecca Messina, partirâo da companhia.
O CEO da Uber, Drara Khosrowshahi, enviou uma cópia do e-mail para a o canal de notícia CNN, informando que a saída de Harford vem como resultado do progresso da empresa nos últimos dois anos. “A Uber está em um lugar muito melhor, tanto interna como externamente, agora eu tenho a capacidade de me envolver ainda mais nas operações do dia a dia de nossos negócios”, escreveu ele. “Diante disso, Barney e eu concordamos que o papel de COO não faz mais sentido, e ele decidiu deixar o Uber”.
Harford permanecerá na empresa até dia 1° de julho. E Messina será substituída por Jill Hazelbaker, em uma integrando as equipes de marketing, comunição e política.
“Nunca há realmente um momento certo para anunciar partidas ou mudanças como esta, mas com o IPO atrás de nós, senti que este foi um bom momento para simplificar nossa organização e nos preparar para o futuro”, escreveu Khosrowshahi.
A Uber fez o seu IPO na bolsa de Nova York com cada ação valendo US$ 42, abaixo do seu preço estimadod inicial, que era de U$ 45. Ele subiu brevemente acima desse preço pela primeira vez esta semana.
Com o abandono de parte da liderança, dois executivos adicionais – um representando a equipe do Uber Eats e outro representando o negócio de viagens globais da Uber – reportarão diretamente a Khosrowshahi.
Harford era o braço direito de Khosrowshahi e chegou na Uber em 2017. Em julho passado, o The New York Times informou que vários funcionários levantaram preocupações sobre os supostos comentários racistas insensíveis do COO. Em um memorando para colegas de trabalho compartilhados com a CNNMoney em julho de 2017, Harford descreveu as acusações como “dolorosas” e disse que estava “envergonhado”.
Por outro lado, Messina estava na empresa há nove meses e sai depois da decisão de combinar as equipes de marketing, comunicações e políticas em uma, que será liderada por Jill Hazelbaker, que está na empresa desde 2015.
No geral, o Uber enfrenta uma batalha difícil para conquistar investidores de Wall Street, preocupados com seu histórico de perdas acentuadas e com o crescimento lento de receita. Além disso, há preocupações mais amplas sobre a crescente guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
Fonte: CNN