No ano passado, a LG arrumou problemas na justiça dos EUA com uma ação coletiva contra a companhia após todos os seus celulares tops de linha lançados entre 2015 e 2016 apresentarem o problema do “bootloop”. Agora, quase um ano depois, o processo chegou ao seu fim com um acordo que pagará US$ 425 às vítimas ou um desconto de US$ 700 na compra de um novo celular da LG.
O processo em questão envolveu vários modelos lançados pela LG durante um período de dois anos, incluindo o G4, o G5, o V10, o V20 e o Nexus 5x, desenvolvido em parceria com o Google. Todos eles passaram por casos de falhas frequentes envolvendo o famigerado “bootloop”.
Caso você não saiba o que é o “bootloop”, uma breve explicação: o defeito faz com que o celular comece a apresentar travamentos aleatórios, reiniciar sozinho e perder velocidade com pouco tempo de uso. Depois de algum tempo apresentando esses problemas, o celular simplesmente para de funcionar.
A acusação alega que o defeito era causado por um processador mal soldado à placa-mãe do celular. Isso fez com que os aparelhos fossem incapazes de aguentar o calor e começassem aos poucos a deteriorar a experiência do usuário. A LG chegou a confirmar que essa era a exata causa do defeito, apontando a frouxidão dos contatos entre os componentes. A empresa começou a oferecer celulares substitutos, mas a acusação era de que os novos aparelhos tinham os mesmos defeitos; além disso, clientes que estavam fora do período de garantia não tiveram seu smartphone trocado.
No entanto, ainda que o seu celular da LG tenha apresentado o mesmo problema aqui no Brasil, não será possível reclamar o valor previsto. O acordo vale apenas para os participantes da ação coletiva, que incluem apenas residentes dos EUA.