Antes que o iPhone e o Android mudassem para sempre a definição de “smartphones”, outras empresas dominavam o setor de celulares inteligentes. Uma delas era a Palm, responsável por dispositivos PDA – os chamados “palmtops” – e smartphones como o Palm Treo e o Palm Tungsten.

Com o sucesso de outras empresas que souberam a aproveitar melhor a onda do smartphone pós-iPhone, a Palm acabou sumindo do mercado. Porém, nesta semana, Stefan Streit, gerente de marketing da chinesa TCL, afirmou que a empresa está trabalhando num retorno da marca Palm ao mercado para o ano que vem.

A TCL é a mesma que hoje administra a marca BlackBerry, que continua ativa no mercado de smartphones com aparelhos Android ostentando teclados físicos. Nenhum detalhe sobre os novos dispositivos da Palm foi divulgado, mas tudo indica que a marca deve voltar também usando o código aberto do Android.

Em entrevista ao site holandês Android Planet (traduzida pelo 9to5 Google), Streit disse que a nova linha de produtos Palm vai apelar para o público que cresceu e foi fã dos palmtops e smartphones da empresa lançados entre meados dos anos 1990 e 2000. Mais informações sobre o retorno da marca devem ser divulgadas nos próximos meses.