O leilão do 5G deve acontecer somente em maio ou junho de 2021, ano em que também será definido o posicionamento do governo brasileiro em relação às fornecedoras chinesas Huawei e ZTE. É o que disse Fábio Faria, ministro das Comunicações, em entrevista ao SBT. Ele confirmou que o momento atual é de “apuração de informações” que serão depois repassadas ao presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, o tema não é tratado com urgência.

“Vou esperar a sinalização dele no momento adequado. Acho importante não se antecipar em nada”, afirmou o ministro ao mencionar a Huawei em entrevista ao programa Poder em Foco, no último domingo (26). “Não é o momento, cada coisa dentro do seu tempo. Isso vai ficar para o ano que vem”.

Faria disse estar aberto a receber as empresas fornecedoras, “tanto a Huawei quanto a Ericsson e Nokia”, para saber o posicionamento de cada uma sobre o assunto. O governo busca informações como requisitos de transparência, expectativa de investimento e “capacidade que têm em relação a prazo”. No final, o ministro repassará essas informações ao presidente, que tomará a decisão final. Faria reiterou que o assunto “extrapola” o Ministério da Comunicação, com a decisão cabendo apenas a Bolsonaro.

Fabio-Faria-SBT.jpg

Ministro das Comunicações Fábio Faria em entrevista ao Poder em Foco, do SBT. Imagem: Reprodução

Leilão do 5G

O ministro Fábio Faria voltou a dizer que o leilão das frequências que serão utilizadas para a implementação da tecnologia 5G no Brasil ficarão apenas para o próximo ano. Mesmo assim, ele arriscou um prazo para que isso aconteça. “Acho que em maio ou junho vamos conseguir realizar o leilão”, declarou o ministro.

Entretanto, ainda não há uma decisão em relação a como será o modelo do leilão – arrecadatório ou em troca de metas e investimentos. “Eu gosto dos dois, misturado, um pouco de cada modelo”, opinou Faria sobre o assunto.

Confira a entrevista completa de Fábio Faria no vídeo abaixo:

5G chega ao Brasil antes do leilão

No dia 2 de julho, a Claro – em uma ação quase “conjunta” com o lançamento de dois novos smartphones da Motorola compatíveis com a tecnologia 5G – anunciou a chegada de uma novidade à rede da operadora; o 5G DSS. Assim, a operadora promete ser primeira a ativar uma rede comercial 5G no país – antes mesmo da realização do leilão do espectro de frequências destinado à conexão de quinta geração.

Via: Teletime