A Xiaomi acaba de lançar o Mi 9 na China. O dispositivo é embalado pelo Snapdragon 855, possui câmera de 48MP e pode ser adquirido por menos de 1.900 reais.
Como programado, a Xiaomi resolveu roubar a cena da Samsung e apresentou para o mundo seu novo carro-chefe.
Xiaomi Mi 9: especificações Premium
Olhando para as especificações técnicas, o Xiaomi Mi 9 é um típico smartphone Premium. O aparelho é embalado pelo novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 855, possui 6GB de memória RAM, e armazenamento interno de 64GB e 128GB. A bateria é de 3.300mAh.
A tela possui 6,39 polegadas, é AMOLED e Full HD+. A tecnologia do vidro é uma das mais resistentes do mercado, Gorilla Glass 6, usa entalhe em forma de gota e a fabricante incorporou o sensor de impressão digital ao display.
Em relação ao Mi 8, o novo smartphone topo de linha da Xiaomi possui um botão físico para ativação do Assistente de Voz (quem diria que a Samsung ia criar tendência?). O mais bacana disso, é que, ao contrário da Samsung, a Xiaomi oferece a chance de usar o botão como atalho para outros recursos do sistema.
Xiaomi Mi 9: ficha técnica
- Tela de 6,39 polegadas, Super AMOLED, com resolução FHD+ e proporção 19:9;
- Processador Snapdragon 855;
- GPU Adreno 640;
- 6 GB ou 8 GB de memória RAM;
- 64 GB e 128 GB de armazenamento interno;
- Três câmeras principais:
- Sensor principal Sony IMX586 de lente padrão com 48 MP de f/1.75;
- Sensor secundário de 16 MP com lente ultra-angular de f/2.2;
- Sensor terciário de 12 MP com lente teleobjetiva de f/2.2;
- Câmera frontal de 20 MP (IMX576);
- Bateria de 3.300 mAh, com carregamento rápido de 27W (com fio) e 20W (sem fio);
- Android 9 Pie + interface MIUI 10.
Xiaomi Mi 9: três câmeras exclusivas
A Xiaomi adicionou três lentes ao módulo de câmera principal. Posicionadas na vertical, as lentes possuem a seguinte configuração: normal, ultra-angular e teleobjetiva. Como podemos perceber, não temos um sensor de profundidade.
Mas o que chama a atenção é que na câmera principal temos o sensor da Sony IMX586 de 48MP. O que torna essa configuração de câmera única, é que o sensor de 48MP não é acompanhado de um sensor de profundidade ou uma câmera 3D ToF.
Mas qual é o benefício deste conjunto de câmeras? De acordo com a Xiaomi, a câmera de 48MP oferece melhores fotos, especialmente, em ambiente com baixa luminosidade, devido a união dos pixels, função conhecida por pixel-binning. Contudo, para usar o recurso, como já vimos em outros modelos, é preciso usar o modo avançado da câmera para obter imagens nesta resolução.
A lente ultra-angular possui 16MP e oferece um campo de visão de 117º e funciona em conjunto com um recurso de correção que usa tecnologia de Inteligência Artificial (AI). Na câmera frontal, temos uma lente de 20MP, com modo retrato realizado pelo software.
O canal de benchmark DXOMark liberou há pouco o review da câmera do Xiaomi Mi 9, que recebeu uma pontuação bem generosa: 107 pontos. A avaliação completa foi de 112 pontos para fotos e 99 para vídeos. Contudo, o Mi 9 ainda está atrás dos dispositivos da Huawei anunciados no ano passado, Mate 20 Pro e P20 Pro.
Xiaomi Mi 9: recarga em 1h04min
A Xiaomi declarou que o Mi 9 leva apenas 1h04min para carregar completamente. O que é bem rápido. O aparelho possui uma solução de carregamento com fio de 27 watts, devido ao “Charge Turbo”.
O carregamento sem fio também ficou mais rápido, já que usa tecnologia de 20 watts. A fabricante afirmou que em 1h40min o Mi 9 recebe carga total no carregamento sem fio. porém, o adaptar deve ser comprado separado, visto que na caixa é enviado apenas o de 18W. O adaptador de 20W custa aproximadamente 14 dólares.
Xiaomi Mi 9: preço e disponibilidade
O Xiaomi Mi 9 estará disponível nas cores preto, azul e roxo, e os preços variam de acordo com as variantes do aparelho:
Modelo com 6GB de RAM/ 128GB de armazenamento interno: aproximadamente 1.660,99 reais;
Variante de 8GB de RAM/ 128GB de armazenamento interno: aproximadamente 1.828,58 reais;
Edição Transparente, com 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno: aproximadamente 2.215,89 reais.
Neste momento, o Mi 9 Transparent Edition estará disponível apenas na China. O empresa também lançou um modelo mais acessível, o Mi 9 SE.
Ainda não sabemos se o aparelho será comercializado no Brasil, porém, com a DL Eletrônicos representando a Xiaomi no país, as chances aumentam.