Na sexta-feira (25) a 99 anunciou uma nova câmera de segurança para motoristas e carros parceiros. Com lente “olho de peixe”, GPS e conexão 4G dedicada, ela será capaz de captar imagens de dentro e de fora dos veículos. O dispositivo será instalado a partir do dia 5 de outubro, mas o projeto nasceu em 2018.

A empresa diz que a mudança visa garantir mais segurança aos motoristas e passageiros durante as viagens. A nova câmera também pode captar o som ambiente e imagens noturnas, e “qualquer compartilhamento [de conteúdo registrado] só é feito por ofício da polícia”, disse Ingrid Flesch, Gerente de Projetos de Segurança da 99, ao Estadão.

O equipamento será instalado próximo ao retrovisor central do veículo e não terá custo de troca para motoristas que já possuem uma câmera de segurança instalada. Os novatos precisarão pagar uma taxa de instalação de R$ 50, além de R$ 10 por semana. Segundo a 99, o novo sistema será isento de cobrança semanal até o dia 31 de outubro.

“A câmera captura imagens apenas em corridas da 99”, contou Flesch. Ela também conta com um botão de emergência para alertar a Central de Segurança da companhia e relatar algum problema. A equipe, então, será capaz de acompanhar as imagens em tempo real e acionar a polícia através de um canal direto, caso seja necessário.

Questões de privacidade

Reprodução

Nova câmera de segurança da 99 será instalada nos carros a partir do dia 5 de outubro sem custo adicional para quem já possui um equipamento. Foto: 99/Divulgação.

A 99 informa que as imagens serão armazenadas por um período de dois meses e só poderão ser acessadas pela polícia. Também, que “todo o funcionamento da câmera foi pensado levando em conta a privacidade” e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Como capta imagens também do exterior dos veículos, a 99 diz que um algoritmo de inteligência artificial “borra” rostos e placas antes de armazenar o conteúdo. “Desde o início do projeto, a empresa priorizou a segurança das informações por meio do cumprimento de todas as normas aplicáveis”, contou Flesch.

O usuário do aplicativo também será notificado quando um veículo solicitado possui ou não o novo sistema de gravação. A partir disso, ele poderá decidir se prefere cancelar a viagem sem custo e aguardar um novo carro.

Fonte: Estadão