Juiz brasileiro realiza audiência pelo WhatsApp

Redação31/05/2017 15h40, atualizada em 31/05/2017 15h45

20160810141714

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um juiz de Piracanjuba, em Goiás, realizou no último fim de semana uma audiência pelo WhatsApp. Gabriel Consiglioero Lessa, do Juizado Especial Cível e Criminal da cidade, realizou a audiência de custódia pelo aplicativo porque não havia agentes prisionais suficientes para escoltarem o homem, detido por tráfico de drogas e associação ao tráfico, da cidade de Silvânia até Piracanjuba.

“Entendo que o WhatsApp é uma das principais ferramentas de comunicação do mundo moderno. Nesse caso, pode-se diminuir custos e evitar problemas de segurança com o deslocamento do preso. Acredito que a iniciativa pode ter um efeito multiplicador”, declarou o juiz.

Como relata o jornal O Globo, o juiz assegurou que as garantias do preso fossem respeitadas: uma sala segura, reservada, a presença de advogados e, é claro, uma conexão boa.

Essa não é a primeira vez que o juiz usa a tecnologia a favor de seu trabalho. Ao contrário de colegas de profissão que chegaram a bloquear o WhatsApp, Lessa utiliza o app para enviar intimações eletrônicas. Depois da conversa por vídeo, o juiz decidiu que o homem fosse libertado.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital