Uma das maneiras mais populares de comunicação com os amigos quando se está na escola é por meio de bilhetes: escritos em pedaços de papel, eles são passados de mão em mão até chegar ao destinatário. O grande medo, entretanto, é que eles sejam interceptados pelo professor ou terceiros.
Com a evolução das tecnologias, comunicar-se discretamente em aula também mudou: agora, os adolescentes utilizam o Google Docs para isso. A ferramenta permite realçar frases ou palavras em um documento, bem como fazer comentários. Além disso, é possível clonar itens compartilhados por um professor e, em seguida, conversar sobre eles por meio de comentários.
As mensagens aparecem instantaneamente para todos os que estiverem inclusos na opção de editar o documento. Os jovens, então, usam fontes e cores diferentes para indicar quem é quem. Se um professor se aproximar, todo o conteúdo pode ser apagado ao clique de um botão. Quando se vê de longe, parece que o aluno está adicionando anotações a um documento.
Caso seja utilizado um novo documento não compartilhado, os adolescentes podem se comunicar como em um texto: cada um escreve o que quer dizer em linhas, na estrutura de um parágrafo. Ao fim da aula, é só sair do documento sem gravá-lo.
O truque não engana apenas os professores, mas também os pais. Alguns tiram os eletrônicos dos filhos enquanto eles não fazem as tarefas de casa, mas quando o adolescente usa o Docs para se comunicar com os amigos e os pais passam próximo ao computador, eles têm a impressão de que o filho está trabalhando em projetos escolares. A versão online do Microsoft World tem recursos semelhantes que podem ser explorados da mesma maneira.
Via: The Next Web