Jogos, realidade aumentada e expansão dos stories: o Snapchat mostra suas armas contra o Instagram

Recursos visam atrair novos usuários ou recuperar aqueles que foram perdidos para o Instagram
Redação05/04/2019 20h42, atualizada em 05/04/2019 21h30

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A Snap, companhia responsável pelo Snapchat, comemorou nesta quinta-feira, 4, uma importante e bem-sucedida reunião com a cúpula de sócios. O objetivo era apresentar novos produtos, tanto para os sócios quanto para usuários – e a companhia realmente não compareceu ao evento de mãos vazias.

Várias novidades da Snap chegarão em breve ao mercado, entre elas: uma inovadora plataforma de jogos, uma aplicação de realidade aumentada e a construção de uma rede de publicidade para mostrar anúncios em outras aplicações. Acompanhe mais detalhes dos novos recursos.

Snap Games: amizade também é jogar junto

Os criadores do Snapchat, quando desenvolveram o app há oito anos, queriam um jeito mais rápido e divertido de conversar com seus amigos. Na visão atual da empresa, porém, a amizade envolve muito mais que os bate-papos, “então estamos trabalhando forte para criar uma experiência completamente nova para amigos jogarem juntos”. Esta será o Snap Games, definida pela Snap como uma plataforma que comportará jogos mobile feitos para jogar em conjunto.

O melhor de tudo é que o Snap Games não exige a instalação de aplicativos adicionais. Ele pode ser iniciado diretamente da barra de chat do Snapchat, permitindo que dois usuários joguem juntos instantaneamente de forma prática. Além disso, é possível ver quais dos seus amigos estão jogando e falar com eles via chat de voz.

Essa nova plataforma completamente integrada no Snapchat será lançada com seis títulos: Bitmoji Party, Tiny Royale, Snake Squad, CATS Drift Race, Zombie Rescue Squad e Alphabear Hustle.

A revolução se inicia nos stories

Uma coisa não se discute: o Snapchat inventou os stories e, em grande parte, foi o responsável pela sua popularização. No entanto, o Facebook praticamente se apropriou da invenção da Snap e fez ela bombar, principalmente no Instagram que, inclusive, roubou muitos usuários do Snapchat.

Ciente dessa perda de protagonismo, a Snap decidiu levar o formato para além do seu próprio produto. Com o App Stories, usuários poderão exportar stories criados no Snapchat a outros aplicativos e plataformas como o Tinder – basta parear suas contas nas duas redes. Assim, a companhia consegue estender seus tentáculos para além do próprio serviço, aproveitando-se duplamente da tecnologia da qual é pioneira para obter mais benefícios. Se tudo der certo, todos ganham.

O Snapchat quer continuar explorando suas essências a partir da expansão de um outro recurso: os filtros. Aqui entra em jogo a realidade aumentada, proporcionando a desenvolvedores uma plataforma, a Scan, que permite a criação de animações que funcionam com todo o corpo do usuário.

A empresa quer que este recurso chegue também aos edifícios e animais de estimação. Para o primeiro, inclusive, foi criado um produto exclusivo, o Landmarks. De início, essa característica será focada em construções famosas, como a Torre Eiffel e o Palácio de Buckingham, que poderão se expandir, ter olhos e até “vomitar” um arco-íris. A ideia é acabar com a restrição facial dos filtros e levá-los também para o corporal e o arquitetônico.

Receita de propaganda não se rejeita

Por fim, o anúncio mais importante do ponto de vista empresarial é o da rede publicitária que a Snap está construindo. Ela se chama Snap Audience Network e tem o objetivo de levar os anunciantes que aparecem no Snapchat para além da comunidade, aparecendo em aplicativos de outras empresas e ampliando, assim, sua difusão. A intenção é que esta plataforma ajude a aumentar a receita de publicidade, ainda que isso não signifique um incremento na base de usuários.

Fonte: Genbeta

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital