Centenas de jogos para Android capturam o som do microfone do smartphone do usuário para monitorar o que a pessoa está assistindo na TV. É isso o que diz uma reportagem do New York Times que conta como uma empresa chamada Alphonso usa apps disponíveis na Play Store para saber os hábitos de consumo de programas de TV das pessoas.

De acordo com o jornal, cerca de 250 jogos disponíveis na Google Play Store usam o microfone do dispositivo para buscar por “sinais de áudio”, ou trechos sonoros de anúncios, programas ou filmes que estejam passando na TV.

A tecnologia usada para isso é de uma empresa chamada Alphonso, fundada em 2013. Ela oferece um serviço de publicidade que direciona anúncios para smartphones de espectadores de programas específicos. A ideia é que, além de receber na TV um anúncio durante um filme, uma pessoa também veja esse anúncio na tela do smartphone.

Os jogos em questão não coletam os dados sem que o usuário saiba. Eles pedem autorização para acessar o microfone, mas a explicação para isso é bastante rasa. “Permissão para acesso ao microfone para anúncios”, é o que diz o aviso que surge na tela do aparelho, sem especificar exatamente como vai ser esse acesso e o que vai ser feito com o áudio coletado.

Além disso, os games conseguem coletar essas informações mesmo quando estão rodando em segundo plano, sem que o usuário necessite estar jogando.