Jogos como Pokémon Go e Harry Potter: Wizards Unite são baseados interação do jogador com o mundo real, então faz sentido que sua localização seja rastreada durante as partidas. Mas o que ninguém esperava é que Wizards Unite rastreasse os jogadores mesmo quando fechado, e com bastante frequência.
De acordo com uma investigação feita pelo site Kotaku, após análise de mais de 25 mil registros de localização compartilhados por 10 jogadores, foi descoberto que a Niantic atualiza a localização dos jogadores em média 3 vezes por minuto durante uma partida de Wizards Unite, podendo chegar a até 13 vezes por minuto, muito mais do que em Pokémon Go. Mas em um dos jogadores a localização estava sendo rastreada ao menos uma vez a cada hora do dia, ou seja, mesmo quando o jogo não estava em uso.
Segundo um artigo na CNet, a Niantic afirmou que isso ocorreu devido a um bug na versão Android do jogo, que já teria sido corrigido. A empresa frisou que sua política de privacidade detalha exatamente que tipos de dados são coletados, e como, e que os usuários podem pedir a exclusão de todos os seus dados do sistema.
Fonte: CNet