Parece que o entusiasmo em torno do primeiro jogo para smartphones da Nintendo passou. Lançado há menos de três meses, o Miitomo está se transformando rapidamente em uma cidade fantasma.

A SurveyMonkey estudou dados referentes ao software e constatou que, mesmo tendo passado a barreira dos 10 milhões de downloads, apenas cerca de um quarto das pessoas que baixaram o Miitomo abrem o aplicativo semanalmente.

publicidade

Em comparação com Clash of Royale e Candy Crush Saga, dois campeões nas lojas de aplicativos, o Miitomo tem uma taxa baixa de usabilidade semanal, o que é especialmente ruim para softwares do seu gênero.

A consultoria acredita que as pessoas não entenderam os objetivos do app, que mistura elementos de jogo e de plataformas sociais. Muita gente se empenha com a personalização de caracteres, mas depois disso resta pouca coisa para fazer. Além disso, de que adianta mexer no avatar se não há amigos para ver?

“A ascensão e queda do Miitomo deixa claro que downloads não são o suficiente para garantir um produto de sucesso”, comenta a SurveyMonkey, que, entretanto, faz uma ressalva: “Está claro que a Nintendo pode atrair um volume significativo de usuários móveis para seus apps. Com outro, um título mais competitivo como Pokémon Go, eles têm a chance de comprar uma briga real na arena dos jogos móveis.”

Com: Engadget