Os japoneses já criaram sua versão de uma assistente doméstica do tipo do Amazon Echo e do Google Home. A versão, no entanto, tem rosto, corpo e voz. Vivendo dentro de um projetor cilíndrico, ela tem a voz de Azuma Hikari, uma atriz famosa no país.
O dispositivo conta com microfones, câmeras e sensores capazes de detectar a temperatura e o movimento. Assim, segundo os desenvolvedores, Hikari pode interagir de maneira mais pessoal e interativa, funcionando quase como uma esposa virtual.
“Ela se destina a homens solteiros que vivem sozinhos”, explica a Vinclue, criadora da Gatebox.
A assistente consegue realizar tarefas básicas, como controlar a temperatura da casa, ligar e desligar equipamentos, e também complexas, como reconhecer a voz e o rosto do dono, fazer companhia a ele, acordá-lo pela manhã, lembrá-lo de coisas e até recebê-lo de volta após um dia de trabalho dizendo que está com saudade.
O aparelho conta com conexão permanente à internet, conexão Bluetooth e entradas HDMI. Apesar de ser vendida nos Estados Unidos, a Gatebox ainda fala apenas japonês. É possível, no entanto, se comunicar com ela através de mensagens de texto via app, compatível com Android e iOS.
Cada unidade custa cerca de US$ 2.600. O desenvolvedor explica que, de início, foram fabricadas apenas 300 delas. Saiba mais:
Via DigitalTrends