Inteligência Artificial pode ser mais eficiente para comprimir imagens

Responsáveis pelo JPEG busca provas de que a IA pode fazer melhor que as atuais tecnologias, neste sentido
Redação20/02/2020 14h22, atualizada em 20/02/2020 15h00

20191212075832

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Joint Photographic Experts Group (JPEG), comitê responsável pelos padrões relacionados à imagem JPEG, pretende explorar uma nova forma de comprimir imagens usando Inteligência Artificial. Denominado JPEG AI, o programa foi lançado em 2019 e visa encontrar provas de que a IA pode fazer um trabalho melhor que as atuais tecnologias para obter uma melhor compactação com grandes bancos de dados de imagens.

“Esta atividade tem como objetivo encontrar evidências de tecnologias de codificação de imagens que oferecem eficiência de compactação substancialmente melhor quando comparadas às abordagens convencionais”, afirmou o comitê.

Usar IA para ajudar em meios de fornecer mídia de alta qualidade com eficiência não é algo novo. A Netflix desenvolveu em 2017 um código com a tecnologia para mercados emergentes onde pessoas costumam utilizar seus pacotes de dados para assistir seu conteúdo. Além disso, diversos pesquisadores apresentaram trabalhos sobre compressão de imagens por meio de modelos com aprendizado de máquina.

A nova forma mais eficiente de comprimir imagens, se descoberta, será apresentada em outubro, durante a Conferência Internacional de Processamento de Imagens (ICIP), em Abu Dhabi.

Via: The Next Web

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital