O Facebook deve passar a usar um tipo diferente de inteligência artificial, chamado rede neural convolucional, capaz de traduzur conversas de um idioma para o outro até nove vezes mais rápido do que os métodos atuais.
A rede social passou a testar as redes neurais convolucionais (CNN, em inglês), na tradução de linguagens. Os resultados mostraram que esses sistemas podem superar softwares usados atualmente em até nove vezes. Outra vantagem é o fato de que o código é aberto.
Como funciona
A tradução de idiomas é tradicionalmente feita por redes neurais recorrentes (RNN, em inglês), que processam a linguagem uma palavra de cada vez, em ordem linear, da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, dependendo do idioma. O CNN analisa a frase toda para entender o contexto, assim como fzem os humanos.
Na prática, isso significa uma tradução bem mais rápida para o usuário e, consequentemente, uma conversa que flui melhor e mais facilmente. O novo método deve ser adicionado à rede social nos próximos meses.
[Engadget]