Intel cria selo para identificar melhores notebooks do mercado

Máquinas em conformidade com o 'Projeto Athena', que demanda níveis mínimos de performance e autonomia, serão identificadas com um 'selo' que será exibido nas lojas ou em sites de compra
Redação08/08/2019 15h25, atualizada em 08/08/2019 20h07

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A Intel está lançando um programa para facilitar a vida dos consumidores na escolha de um laptop. Batizado de ‘Projeto Athena’, ele irá destacar nos pontos de venda as máquinas que atendem a requisitos de performance e autonomia estabelecidos para oferecer ao usuário a melhor experiência com o computador.

Entre outros pontos, máquinas com o selo ‘Engineered for Mobile Performance’ (Projetado para Desempenho Móvel), mostrada abaixo, devem acordar da hibernação em um segundo, ter autonomia de bateria de ao menos 16 horas na reprodução de vídeo local e 9 horas em cargas típicas de trabalho e desempenho consistente quando operando alimentadas pela bateria.

Também há requisitos mínimos de hardware, como um processador Core i5 ou i7 com a tecnologia Intel® Dynamic Tuning, 8 GB ou mais de RAM, portas Thunderbolt 3, interface Wi-Fi 6 Gig+ e uma unidade SSD NVMe de 256 GB ou mais. Os requisitos serão atualizados anualmente, acompanhando o ritmo de evolução do mercado.

Reprodução

A Intel oferecerá aos fabricantes que quiserem aderir ao programa apoio de engenharia e marketing, e segundo a empresa mais de 100 parceiros já estão interessados. A primeira máquina a chegar ao mercado, nos EUA, é o Dell XPS 13 2-em-1 que estará disponível para compra a partir de hoje (08/08). Nas próximas semanas, chegarão às lojas máquinas da HP como o EliteBook x360 1040 e o HP EliteBook x360 830. Outras empresas, como a Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung terão modelos à venda a tempo para a temporada de compras no fim do ano.

Segundo a Intel, a escolha de um ‘selo’ (ou, nas palavras da empresa, ‘identificador visual’) se dá devido ao comportamento dos consumidores. Pesquisas realizadas pela empresa sugerem que os consumidores se baseiam em sinais visuais e displays nas lojas para guiar suas decisões de compra. Testes em lojas mostraram que o selo conseguiu capturar a atenção dos usuários e indicar que as máquinas tem um ‘algo mais’, e foram projetadas para oferecer uma melhor experiência de uso.

‘Com o Projeto Athena, estamos mudando fundamentalmente como abordamos a inovação, definindo o programa e suas metodologias através das lentes de como os consumidores usam seus aparelhos no dia-a-dia. Pessoas ambiciosas, sempre em movimento, recorrem a seus laptops em cada aspecto de suas vidas: seja no trabalho, em casa ou em projetos que são sua paixão. A marca ‘Projetado para Desempenho Móvel’ se refere à experiência de alta qualidade que os consumidores podem esperar destas máquinas, que se torna possível graças à profunda cooperação entre a Intel e seus parceiros na engenharia dos produtos’, disse Josh Newman, Vice-Presidente e Gerente Geral do Segmento de Inovação em PCs do Grupo de Computação Cliente da Intel.

Ainda não há informações sobre quando as primeiras máquinas do Projeto Athena estarão disponíveis no Brasil.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital