O Instagram anunciou, nesta quinta-feira (18), um novo mecanismo para fortalecer as políticas de moderação da rede social. Agora, ela contará com um aviso para àqueles que violarem as regras – o alerta será disparado quando a conta do usuário estiver prestes a ser excluída. A nova função trará um histórico das postagens, stories e comentários que o Instagram removeu da conta, bem como uma justificativa para as remoções.
A rede social de Zuckerberg dará aos usuários a possibilidade de apelar das punições por meio do próprio alerta, sem a necessidade de acessar a página de ajuda no site. Apenas alguns tipos de conteúdo poderão ser revistos inicialmente (como fotos removidas por nudez ou incitação ao ódio), há planos que o Instagram expanda os tipos de conteúdo habilitados para o recurso ao longo do tempo.
A mudança deve aumentar a transparência da rede social com os usuários, que não mais serão surpreendidos com o desaparecimento da sua conta. Além do novo alerta, o Instagram também dará à equipe moderadora mais liberdade para banir os violadores. A atual política tem sido proibir os usuários que postarem “uma certa porcentagem de conteúdo indevido”, mas também vai punir, a partir desta quinta, àqueles que violarem repetidamente as normas dentro de um período de tempo.
O Instagram – assim como sua empresa-mãe, o Facebook – tem tido problemas de moderação quando o assunto é relacionado à nudez e sexualidade, envolvendo fotos, por exemplo, de amamentação ou do sangue da menstruação. A atualização em questão não impede esses erros de avaliação (de acordo com as diretrizes, tais imagens são permitidas pela rede social), mas facilita a tomada de decisões.
Fonte: The Verge