Já um consolidado meio de negócios, o Instagram busca expandir seus recursos de arrecadação financeira. De acordo com a pesquisadora de aplicativos, Jane Manchun Wong, a empresa já testa uma ferramenta de doação incorporada à função stories da plataforma.

O recurso parece semelhante à vaquinha coletiva do Facebook, que permite captar doações por motivos pessoais ou para caridade. Com a suposta funcionalidade do Instagram, os usuários também poderão pesquisar uma lista de organizações sem fins lucrativos e vinculá-las diretamente ao adesivo de doação nos vídeos e fotos nos Stories.

Em nota à imprensa, o Instagram confirmou que está testando o recurso. “Estamos nos estágios iniciais e trabalhando muito para levar essa experiência à nossa comunidade. O Instagram tem tudo a ver com aproximar o usuário das pessoas e coisas que ele ama. Grande parte disso é mostrar apoio e conscientização para comunidades e causas significativas.”

A empresa disse também que “ainda este ano as pessoas poderão arrecadar dinheiro e ajudar a apoiar organizações sem fins lucrativos que são importantes para elas por meio de um sticker de doação no Instagram Stories”. O Instagram disse estar “empolgado” com a função de doação e garantiu que vai compartilhar mais atualizações nos próximos meses.

Ao longo dos últimos anos, a plataforma tem experimentado diferentes formas de pagamento. Até agora, porém, a companhia só lançou recursos de teste que permitem que alguns usuários selecionados reservem horários em spas e restaurantes, por exemplo.

Além disso, o Instagram também vem supostamente trabalhando em um aplicativo independente para compras — que possibilitaria que empresas usassem a plataforma para vender produtos para seus seguidores. Por isso, também não está descartada a possibilidade de funcionalidades de pagamento nos stories. O Facebook, por sua vez, já oferece essa ferramenta para o Marketplace e o Messenger.

Por outro lado, recursos de doação exigem que os usuários insiram dados de cartão de crédito. Isso significa que, se for adicionada uma ferramenta de arrecadação de fundos no Instagram, o Facebook terá acesso a milhões de números de cartões que poderiam ser usados para outros recursos de comércio.

No entanto, vale lembrar que tanto o Facebook quanto o Instagram frequentemente testam novos recursos para suas plataformas. Muitos deles, entretanto, não chegam a ficar disponíveis para os usuários.