O Facebook anunciou nesta quinta-feira, 13, que o recurso Stories – aquele que permite postar uma foto ou vídeo que desaparece após 24 horas – já tem 200 milhões de usuários por dia no Instagram.
Esse recurso ficou conhecido no lançamento por ser a primeira cópia que o Facebook lançou do rival Snapchat. O número é ainda mais expressivo se considerarmos que o próprio Snapchat revelou recentemente que tem 158 milhões de usuários por dia.
Ou seja, o clone do Snapchat já superou o original em popularidade – o que representa um duro golpe para a pequena empresa norte-americana que em 2013 recusou uma oferta de compra no valor de US$ 3 bilhões feita pelo Facebook.
Esse número de usuários ativos do Snapchat foi divulgado quando a empresa deu início à oferta pública de suas ações na bolsa de valores, em março deste ano. É pouco provável que o app tenha alcançado ou superado os 200 milhões do Instagram em apenas um mês.
Para comemorar, o Instagram liberou novas ferramentas para os usuários do recurso Stories. Agora é possível fazer uma “mini-selfie” e usá-la como sticker numa foto ou vídeo da plataforma. Além disso, o app ganhou também atalhos para stickers recentes e um modo de uso com mãos livres.
Além do Instagram, o Facebook tem cópias do Snapchat inseridas também no app principal da rede social, no WhatsApp e até no Messenger – que alcançou nesta semana a marca de 1,2 bilhão de usuários ativos por mês.