Faz apenas cinco meses que o Instagram lançou o Stories e o recurso, que é uma cópia assumida do Snapchat, já alcançou o adversário que lhe serviu de inspiração.
Na última quarta-feira, 1, ao anunciar que vai começar a monetizar o serviço, o Instagram informou que há mais de 150 milhões de pessoas usando o Stories diariamente. O número é o mesmo que foi registrado pelo Snapchat no terceiro trimestre de 2016.
Desde setembro, a Snap, que é dona do Snapchat, não fala sobre sua quantidade de usuários, mas é possível que o serviço já tenha sido ultrapassado pelo Stories devido à curva de crescimento do rival. Isso porque o Instagram havia dito em outubro que o Stories atingira a marca de 100 milhões de usuários ativos por dia, o que significa que sua base subiu 50% em apenas cerca de três meses.
Stories com propaganda
De acordo com o Instagram, 70% dos seus usuários seguem contas empresariais, que são responsáveis por um terço das publicações mais vistas no Stories. Foi por considerar que este é o “momento para Stories para empresas” que se resolveu apostar na monetização.
A primeira iniciativa nesse sentido permitirá que as empresas façam publicidade dirigida no Stories. São anúncios que aparecerão entre uma publicação e outra, mesmo se a pessoa não seguir aquela empresa.
Os anunciantes poderão especificar quem verá seus posts de acordo com critérios mercadológicos. O Airbnb, por exemplo, começou a testar o envio de vídeos de 15 segundos para americanos com idade entre 25 e 44 anos para falar de seus produtos. Caso o usuário impactado não se interesse pelo anúncio, ele pode simplesmente tocar à direita da tela e seguir navegando.
O formato é muito parecido com o que já está em operação no Snapchat — o que não chega a surpreender; tendo em vista que os dois serviços são praticamente idênticos, é de se esperar que tirem proveito das mesmas oportunidades. O Instagram garante, porém, que “isso é só o começo”.
As propagandas começarão a ser liberadas dentro das próximas semanas em escala global.