Instagram não possui nenhuma política contra deepfakes

O chefe do Instagram explica que eles estão analisando uma nova regra e que o intuito da a plataforma é equilibrar segurança e liberdade
Redação25/06/2019 19h59, atualizada em 25/06/2019 21h40

20190625045642

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em uma entrevista para o programa da CBS, This Morning, o chefe do Instagram, Adam Mosseri falou sobre algumas polêmicas que rodam o aplicativo de fotos. Quando o apresentador, Gayle King, falou sobre o vídeo de Mark Zuckerberg que circulou semana passada, usando a tecnologia de deepfake, Mosseri explicou porque eles não tiraram o vídeo de circulação.

“Nós não temos nenhuma política contra deepfakes atualmente”, ele explicou. “Nós estamos tentando avaliar se queremos isso, e se quisermos, como vamos identificá-las”.

Deepfakes são vídeos forjados que fazem pessoas aparecer falando ou fazendo coisas que nunca aconteceram. Segundo Mosseri, seria inapropriado derrubar o vídeo de Zuckerberg simplesmente porque ele é o fundador do Facebook, que é dono do Instagram.

“Precisamos ter princípios definidos e precisamos ser transparentes sobre esses princípios”, disse ele na entrevista. “Neste momento, tentamos equilibrar a segurança e a liberdade, e esse equilíbrio é muito, muito complicado. Agora, a coisa mais importante a se concentrar é chegar ao conteúdo mais rápido. Uma vez que podemos fazer isso, podemos ter o próximo debate se devemos derrubá-lo quando o encontramos. “

O chefe do Instagram também respondeu algumas perguntas do entrevistador sobre a plataforma gravar conversas para gerar anúncios com base nos que as pessoas estavam falando. E a resposta foi curta: não, isso não acontece.

“Há duas maneiras que podem acontecer. Uma é a sorte”, disse ele a King. “A segunda é que você pode estar falando sobre algo porque é o ‘top of mind’, porque é o que um item que mais tem interagido recentemente. Então talvez você realmente goste de comida e restaurante. Você vê um restaurante no Facebook ou no Instagram e você realmente gosta disso. É o seu ‘top of mind’, talvez seja inconsciente e ele aflora mais tarde”, finalizou Mosseri.

A entrevista completa vai ao ar quarta-feira, no canal americano, CBS.

Fonte: CNET

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital