Seis anos depois, a compra do Instagram pelo Facebook se mostrou um bom investimento para a empresa de Mark Zuckerberg. Segundo levantamento feito pelo serviço de inteligência e análise de dados da Bloomberg, a plataforma de fotos alcançou um valor estimado de 100 bilhões de dólares, ou 100 vezes o preço pago pela rede social para adquiri-la, em 2012.
A notícia vem apenas alguns dias após o Instagram lançar a IGTV e anunciar que chegou à marca de 1 bilhão de usuários ativos no mês. A expectativa, inclusive, é de que a plataforma dobre esse número dentro dos próximos cinco anos, o que deve aumentar ainda mais o seu valor de mercado.
Ao contrário do Facebook, a marca tem conseguido se manter longe das críticas relacionadas à privacidade e fake news. Essa “imunidade” faz com que ela consiga crescer mesmo em mercados em que a outra rede social tem registrado uma desaceleração, como nos Estados Unidos.
Em termos financeiros, segundo informações do eMarketer citadas pela Bloomberg, o Instagram representa hoje 10,6% da receita gerada pelo Facebook como um todo. A plataforma atrai um público mais jovem do que a outra rede social, que é tido como crítico para o mercado publicitário pelo poder de compra e pela capacidade de definir tendências de consumo. A expectativa é de que, até o próximo ano, com a expansão da plataforma entre essa e outras audiências e também com eventuais novos recursos, esse valor chegue a 16%.