Ao contrário da sua empresa-mãe, o Instagram não está tão interessado nos bots quanto o Facebook. A plataforma, na verdade, está reduzindo as interações não-humanas na rede social.

No mês passado, foi encerrada a plataforma de bot Instagress. Agora, foi a vez de Mass Planner, PeerBoost, InstaPlus e FanHarvest. De acordo com os organizadores do software de automação de mídia social, a empresa foi obrigada a encerrar o seu serviço após um pedido do Instagram.

Ao contrário do Instagress, o Mass Planner é um serviço de bot que envolvia diversas plataformas de mídia social, como o Facebook, Twitter, Pinterest e Google+, e oferecia interações automatizadas, incluindo likes, comentários, mensagens diretas e seguidores.

publicidade

Muitos usuários do Instagram estão comemorando o trabalho da plataforma de reduzir as interações que não são de pessoas reais – muitas vezes, as pessoas se deparavam com comentários genéricos fora do contexto das fotos publicadas.

O que ainda não está claro é se a plataforma está fazendo isso para incentivar o conteúdo orgânico ou se está tentando forçar as empresas a usarem a sua ferramenta de publicidade ao invés de serviços de bot.

Os termos de uso da rede social proíbem o uso de bots, scripts e outras plataformas automatizadas.

[Digital Trends]