Para tentar trazer mais transparências às informações que circulam pela rede social, o Instagram começou a marcar publicações feitas por veículos de mídia estatais ou apoiados por governos. A rotulagem começou pelos Estados Unidos, que se preparam para uma eleição nacional no próximo dia 3 de novembro.

“O Instagram define a ‘mídia controlada pelo estado’ como meios de comunicação que a plataforma acredita estar parcial ou totalmente sob o controle editorial do governo correspondente, com base em sua própria pesquisa e avaliação”, explica a plataforma. O Instagram garante que exige “o mais alto padrão de transparência dessas contas, uma vez que elas combinam a influência de uma organização de mídia com o apoio de um Estado”.

Mais contas e posts devem ganhar a marcação nos próximos meses. Quando a empresa detalhou a nova política em junho, disse que havia consultado 65 especialistas para criar um critério interno para decidir quando o rótulo “controlado pelo estado” é apropriado.

A medida reflete uma pressão que o próprio Facebook – que controla o Instagram e o WhatsApp – tem enfrentado consistentemente por uma abordagem mais direta no combate à desinformação. A plataforma esclarece que não considera como “mídias controladas pelo Estado” as organizações de mídia públicas que são financiadas publicamente, “que têm uma missão de serviço público e que demonstram seu controle editorial independente”.

Depois que essas organizações são identificadas, um rótulo aparece sob a seção “Sobre esta conta”, e será usado para avaliar a probabilidade de as organizações estarem parcial ou totalmente sob o controle editorial de um governo.

“Sabemos que nem todas as organizações concordarão com a avaliação do Instagram. Se as organizações acreditarem que receberam o rótulo por engano, poderão apresentar um recurso”, afirma o comunicado da empresa.

Via: Engadget