O Instagram reformulou o design da sua página do IGTV para que esta ficasse mais parecida com as plataformas dos seus concorrentes. O líder de produto do Instagram, Will Ruben, disse que a ideia é tornar o recurso mais imersivo e ajudar os usuários a enxergarem a amplitude dos vídeos.
O IGTV abandonou as guias de “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo” para apenas um feed central com vídeos sugeridos por algoritmos – muito parecido com o TikTok. A experiência, portanto, depende da Inteligência Artificial, que te sugere vídeos baseados no que você gosta ou interage com, na rede social.
O design de rolagem horizontal desajeitado que sempre mantinha um clipe tocando na metade superior da tela chegou ao fim. Agora você rolará verticalmente através de uma grade infinita de clipes recomendados, muito parecido com o “Descubra” do Snapchat.
Se isso nos mostra alguma coisa é que o Instagram está claramente preocupado com o desempenho desse recurso Enquanto o TikTok e o Snapchat acumulam usuários, o IGTV tem 4,2 milhões de instalações em todo o mundo, com apenas 7.700 novas por dia – isso quer dizer que menos de meio por cento dos bilhões de usuários da rede social fizeram o download.
E, apesar desse novo design ser muito mais atraente que o antigo, ele pode não ser suficiente para manter o IGTV vivo. O TikTok funciona com vídeos curtos, por isso é difícil ficar entendiado. Por outro lado, a plataforma do Instagram incentiva a produção de conteúdos mais longos e de autoria. Isso significa que o vídeo pode demorar para ficar interessante, exigindo muita paciência do usuário.
Quanto ao Snapchat, os criadores normalmente apresentam design incríveis de capa para atrair visualizações, no IGTV, as capas são apenas prints e legendas bem menos chamativas.
Fora isso, o Instagram está prototipando uma série de outros recursos para aumentar o engajamento em seu aplicativo, como descobriu a especialista em engenharia reversa, Jane Manchun Wong.
Segundo ele, as novidades incluem opções para enviar uma publicação em mensagem direta para todos os seus melhores amigos de uma vez, um separador entre notificações e curtidas vistas e não vistas, e um adesivo de bate-papo que permite criar um chat em grupo.
Para aumentar a competição com o TikTok, você poderá adicionar “Adesivos de Letras” ao Stories, que mostram palavra por palavra da música em sincronia com o recurso de trilha sonora licenciada do Instagram. Porém, ainda sentimos falta um recurso de corte no IGTV, porque a restrição de vídeos somente para vertical, mantém muito conteúdo fora do aplicativo.
Como o ex-CEO do Instagram, Kevin Systrom, disse: “É um novo formato. É diferente. Temos que esperar que as pessoas o adotem e isso leva tempo… Tudo que é ótimo começa pequeno”, mas a rede social ainda tem muitas adaptações para fazer até a plataforma IGTV tornar-se atrativa e funcional para os usuários.
Via: TechCrunch